5 de dez. de 2008

Avaliação e considerações finais sobre as atividades de Projeto Interdisciplinar.

No segundo semestre de 2008 realizamos as atividades da matéria Projeto Interdisciplinar. Nosso tema foi Design e Mobilidade, e nossos objetivos foram criar uma pesquisa teórica sobre nosso objeto de estudo, um PDP, e duas animações, uma para celular e outra para web. Nosso objeto de pesquisa foi o fotógrafo Cássio Vasconcellos.
Nossa primeira etapa foi o desenvolvimento de um projeto de pesquisa a partir do qual executaríamos nossa pesquisa teórica. De cara nosso grupo encontrou barreiras a superar. Quase todos os integrantes do grupo não tinham a menor experiência com esse tipo de trabalho e não sabia muito bem por onde começar. De qualquer forma fomos à biblioteca em busca de informações sobre nosso objeto de estudo e assuntos periféricos, tendo em vista a elaboração de idéias que nos levariam à definição do objetivo geral de nossa pesquisa. Após uma busca inicial pensamos em relacionar o trabalho de Cássio Vasconcellos com a fotografia modernista. Apesar de termos o apoio dos orientadores, fomos dissuadidos de nossa idéia por nossa professora de fotografia que alegou que Cássio nada tinha a ver com o modernismo. Nossa segunda tentativa foi a de relacionar a obra de Cássio Vasconcellos com o experimentalismo. A idéia surgiu após lermos alguns críticos de arte que diziam que o trabalho de Cássio Vasconcellos era experimental. Essa idéia também foi por terra após uma conversa com nossos orientadores, que diziam que essa seria uma pesquisa muito difícil de ser executada com nosso tempo hábil. Só pra definir o conceito de experimental já seria um trabalho imenso. Decidimos então, concentrar nossa pesquisa nas técnicas utilizadas por Cássio Vasconcellos na série Noturnos. Inicialmente achei que essa seria uma pesquisa simplista, mas conforme avançamos percebi que tínhamos muito que aprender estudando apenas esse assunto. Nosso processo de pesquisa transcorreu no limite da normalidade. O único contratempo foi o abandono de um dos integrantes do grupo em cima da hora. Desdobramos-nos, mas conseguimos cobrir a lacuna deixada por ele. Nossa pesquisa não ficou um grande trabalho fomos capazes de executá-la, haja vista que alguns integrantes do grupo achavam que não seria sequer possível entregá-la.
Próxima etapa do processo foi a elaboração do conceito de nossas animações, a criação de um storyboard e a entrega do PDP. Aqui novamente encontramos sérias dificuldades. Não conseguíamos chegar a uma definição de como seriam essas animações. Um pouco em razão de não conhecermos a fundo as ferramentas para a execução das animações, um pouco por não termos em nossas cabeças um consenso sobre o que é o trabalho Noturnos de Cássio Vasconcellos de forma conceitual. Optamos por trabalhar com os efeitos de zoom in e zoom out para nossas animações. A idéia era, através desses efeitos, passar a idéia de uma cidade em mutação, em reciclagem, onde o fotógrafo faz com que a cidade fotografada não se pareça com a real. Ao vermos Noturno, tínhamos a sensação de um fotógrafo vagando à margem da cidade, mas que, na verdade, também é parte da mesma. Uma idéia que infelizmente não conseguimos colocar em prática com a qualidade esperada. De qualquer forma, entregamos os storyboards, e os conceitos das animações. Quanto ao PDP, não entendemos muito bem a intenção dele, consequentemente não fizemos um bom trabalho.
As duas últimas etapas foram a entrega do painel científico, das animações, apresentação de todo o material. Quanto ao painel, não tivemos nenhum contratempo. Já na execução das animações encontramos a barreiras referentes à falta de conhecimento técnico a respeito de como executá-las. Isso fez com que todo o processo de criação das animações se tornasse extremamente lento. Essa lentidão culminou com o grupo correndo tentando preparar o material no dia da apresentação. Felizmente havíamos designado dois integrantes do grupo para os outros aspectos da apresentação aparte das animações. Terminamos em cima da hora, mas tivemos problemas técnicos na reprodução das animações. Nossa apresentação não foi boa em nenhum aspecto, e isso se refletiu nas observações feitas pela banca.
Numa avaliação de minha participação no processo, acho que estive ligado sempre ao lado motivacional e de autoconfiança. Também estive sempre tentando organizar as idéias do grupo incentivando o poder de decisão de cada um. Senti muito falta de iniciativa criativa da maior parte do grupo. Mas a criatividade só aparece com real interesse por determinado assunto, quando alguém se sente forçado a pensar em algo, fica mais difícil de surgir uma idéia.
Com relação ao desempenho dos integrantes do grupo no decorrer desse processo, é importante ressaltar que ninguém se esquivou de trabalhar. Mesmo tendo sérias limitações de tempo e de capacidade. Porém vários integrantes do grupo sofreram com falta de motivação e confiança de que o trabalho poderia ser executado, durante todo o processo. Importante ressaltar que o grupo aprendeu com os erros e acertos cometidos. Garanto que os alunos que seguirem na faculdade terão outra postura no futuro.

Ricardo Guarany Cunha Santos

Nenhum comentário: